O governo do Rio anunciou nesta quarta-feira a aquisição de um helicóptero Huey 2, da empresa Bell Helicopter, por R$ 8 milhões. O equipamento tem capacidade para seis atiradores, é blindado e pode transportar um total de 15 pessoas.
Apelidado de “caveirão do ar” por policiais, o aparelho ficará à disposição da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil) e será utilizado em operações planejadas pela Secretaria de Segurança, segundo o governo.
Em novembro do ano passado, o policial civil Eduardo Mattos estava a bordo de um helicóptero da Polícia Civil e participava de uma operação na região do morro do Adeus quando baleado na cabeça e morreu.
O governo do Rio informou que a compra ocorreu como uma espécie de resposta às tentativas dos criminosos em atingir os helicópteros em operação pela polícia.
Águia de aço
A Segurança Pública informou que o Huey 2 é totalmente à prova de tiros, inclusive nas pás da hélice. O aparelho sairá dos Estados Unidos voando até chegar ao Brasil. Dois pilotos da Core já testaram o aparelho.
Segundo a fabricante, o Huey 2 é específico para situações de conflito. Dependendo da adaptação do aparelho, ele também pode ser utilizado para transporte de tropas e é indicado em condições de resgate no deserto. A empresa já vendeu mais de 150 unidades para dez diferentes países do mundo.
Fonte: Folha OnLin